Outro feriado foi instituído ano passado, desta vez em nível estadual, e a história, neste caso, passa por motivos (anteriores à abolição dos escravos, numa época em que índios tinham a liberdade tolhida pela colonização) não apenas políticos e comerciais, mas também religiosos.
O dia 3 de outubro passou a ser feriado estadual para culto público e oficial dos protomártires de Uruaçu e Cunhaú, de acordo com a lei nº 8.913, de 6 de dezembro de 2006, sancionada pela governadora Wilma Maria de Faria, que declarou a data como Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.
Os holandeses tentaram invadir a Bahia, frustraram-se e depois conquistaram Pernambuco. Para manter o reinado na capitania vizinha, aventuraram-se pelo Rio Grande, aonde vieram explorar nossas terras para abastecer o império em pátria pernambucana. Aqui, liderados pelo alemão Jacó Rabbi, os holandeses encontraram os índios Janduís, os aliados perfeitos para o domínio, pelo menos religioso, do Rio Grande.
Reprimidos e explorados pelos portugueses, os índios viram na Holanda a oportunidade de se rebelar contra as regras e a catequese de Portugal. A Holanda protestante atiçou a fúria dos tapuias. Em 16 de julho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama (RN). A intolerância calvinista dos invasores não admitia a prática da religião católica.
Caravanas de fiéis de todas as paróquias da arquidiocese de Natal se dirigirão para a comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, dia 3 de outubro, para participarem do encerramento da Festa dos Protomártires do Brasil. A programação teve início no último dia 23, com a motorromaria, de Parnamirim a Uruaçu. Desde o dia 24 até 2 de outubro, vem sendo celebrado o novenário, às 19 horas, no Monumento aos Mártires, em Uruaçu.
TÔ NEM AÍ - A Festa da Liberdade promovida pela prefeitura de Mossoró não faz feio quando reparamos na estrutura e organização. Mas alguém precisa avisar à prefeita Fafá Rosado que não é elegante sentar-se à mesa principal da Praça de Eventos (à beira do palco) de costas para os artistas da própria terra que se apresentavam durante o I Festival Gastronômico da cidade.
EXPOFRUIT - Começa em Mossoró, na próxima quinta-feira (4), mais uma edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2007. O evento, realizado na Expocenter, instalado na Ufersa, irá reunir em um só local produtores, compradores, fornecedores de insumos e equipamentos e serviços ligados ao setor agrícola, distribuídos em uma área de 15 mil m² e 320 estandes.
SEMINÁRIO - O Seminário de Turismo (SEMATUR), realizado na Biblioteca Ney Pontes, contou com a presença de estudantes de outra cidade. Platéia pequena e com pouquíssimos representantes do Curso de Turismo de Mossoró. Será ressaca da Festa da Liberdade?
SEMINÁRIO II - Se já eram poucos os participantes, menos ainda restaram depois que a governadora Wilma de Faria deixou o local. Parece que a platéia estava a fim de tietar.
SEMINÁRIO III - Quem ficou pôde conferir o bate boca entre o presidente da Fundação José Augusto e um comunicador. O comunicador disse que Mossoró tinha cultura ufanista.
CIENTEC- O cartório da 3ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte vai disponibilizar diversos serviços da Justiça Eleitoral para o público da XIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – Cientec. A semana vai acontecer na Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 3 a 5 de outubro.
FESTA DA LIBERDADE - Capim Cubano o que é? forró, axé ou latino? O som na verdade não fez muita diferença. Tinha muita autoridade aproveitando a festa para biritar.
TV PÚBLICA - A jornalista Helena Chagas é a diretora de jornalismo da TV Pública. Após o anúncio de Tereza Cruvinel, a colunista do Jornal de Brasília deixou seu espaço no veículo e aceitou o novo desafio.
CONSELHO TUTELAR - Faltam apenas dois municípios no RN a implantar Conselho Tutelar: Ouro Branco e Vila Flor. E assim cumprir a meta prevista para todo o Rio Grande do Norte de completar o total dos 171 (sendo dois em Mossoró, quatro em Natal e um para cada cidade do Estado).