segunda-feira, 25 de junho de 2007

Madonna - O fino do pop. No auge e insubstituível

Cotaçao: A+

Madonna
Music
Setembro de 2000
Warner
Faixas:
1. Music
2. Impressive Instant
3. Runaway Lover
4. I Deserve It
5. Amazing
6. Nobody's Perfect
7. Don't Tell Me
8. What It Feels Like For A Girl

9. Paradise (Not For Me)
10. Gone


Há muito não se vê e ouve algo tão fino no mundo da música pop. Madonna e Music chegaram para impor um novo conceito de se fazer música. Primeiro com o lançamento inesperado do álbum na internet via Napster. Depois pelo uso abundante de recursos eletrônicos. O que antes era restrito com Madonna ganhou o mundo e para influenciar o mundo.
Em "Ray of Light", o álbum anterior, Madonna propôs inovações, produziu com William Orbit um disco excelente, pop e obscuro, denso e soturno, o casamento da cantora com a eletrônica. O mérito maior do álbum, alías, é a audácia do experimentalismo bem sucedido.
Entretanto, Music vai alem de ser histórico para a cantora. Ele é marco para a indústria do pop. A diva disse adeus ao deslumbramento com a maternidade e resolveu resgatar sua essência. Aqui está sintetizado todo poder e talento da americana mais global do planeta. Melodias perfeitas e sensualidade a flor da pele, e sem excessos, reativam a veia da cantora que se ouvia em Like a Prayer, Erotica e outros diamantes dos anos 80. Music é Madonna efervescente, inebriante, vaca chic.
As influências vão de Air a Daft Punk. A maior parte do trabalho ficou por conta do Dj francês Mirwais Ahmadzai que trouxe o minimalismo ate a obra. Com ele Madonna gravou "Music" a melhor faixa. É funk. Uma festa profana. Hit do quilate de "into the groove", "everybody", "like a virgin" e afins.
Em seguida, "Impressive instant", também de Mirwais, é psicodelia pura.
"Runaway lover" tem produçao evidente de William Orbit. É house/trance de primeira.
Ainda de William, "Amazing" é parente de "Beautiful stranger". Para entender bastar ouvir "Beautiful..." pouco mais acelerada.
As outras faixas sao baladas ou meias-baladas. Vocais distintos e arranjos perfeitos valorizam as melodias irresistivéis e simples. Detalhe: à excessão de "Gone", Madonna usa vocoder (recurso que robotiza a voz) em todas as faixas. O vocoder atinge o clímax em "Perfect" e "Paradise", esta a balada mais fina e francesa que Madonna já gravou. Além disso, há a ifluência do folk/country em irretocavéis faixas como "Don´t tell me"

Music surgiu para autorizar a entrada da eletrônica no pop, e além dele. Para dizer quem manda e quem melhor faz música nesse ramo e para fazer o mundo afora assumir as influências da Madonna na música e na vida.

Nenhum comentário: