quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dique sem manutenção alaga bairro e desaloja 500 pessoas em Jucurutu

Moradores do bairro Dnocs "vigiam" casas alagadas
     Segundo os moradores, a chuva começou a cair às 18h de segunda-feira e entrou pela madrugada. Por volta das 2h mais de 500 pessoas tiveram que abandonar as casas. Foram cerca de 100 residências atingidas no bairro Dnocs, em Jucurutu, a 262km de Natal, ou 135km de Mossoró.
  


Água chegou a quase 2m


O nome do bairro, aliás,  tem a ver com o motivo do alagamento. Ao lado das casas passa o Rio Piranhas-Açu. que deixa em risco os moradores nas épocas de cheia porque a água desse rio é represada pela barragem Armando Ribeiro.
  


Desobstrução de comporta fez água baixar 1m hoje

 Então, o Dnocs, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, construiu um dique para proteger a cidade. Só que o dique está sem manutenção. Quando chove a obra acaba represando a água dentro do próprio bairro. Por isso, o alagamento atingiu quase 2m. As bombas que fazem o escoamento da água da chuva para o rio Piranhas-Açu não estão funcionando. Não há cheia do rio como a imprensa divulgou.


Bombas quebradas "provocaram" a inundação
 

Lado do rio Piranhas-Açu nao tem cheia



   Só nesta madruga mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Caicó conseguiram desobstruir uma comporta e a água já baixou 1m. A Defesa Civil do município colocou alguns poucos desabrigados numa escola e a maioria está na casa de parentes. Os moradores não estão em pânico, mas, claro, revoltados porque perderam móveis e dizem que todo ano a situação se repete.
Govenadora Rosalba Ciarlini visitou Jucurutu e cobrou ação do Dnocs
     A governadora Rosalba Ciarlini sobrevoou a área alagada, visitou moradores, disse que a Defesa Social do Estado está pronta para ajudar e cobrou providências imediatas do Dnocs.

Nenhum comentário: