quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

TENSÃO ENTRE FAFÁ E ROSALBA PONTUA SUCESSÃO ELEITORAL


Bruno Barreto
Prefeita Fafá Rosado e senadora Rosalba Ciarlini continuam com dificuldades de relacionamento

O clima entre a prefeita Fafá Rosado (DEM) e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) anda cada vez mais tenso. Elas tiveram uma conversa difícil no último final de semana para tentar aparar as arestas.
De acordo com informações que algumas pessoas ligadas às duas deixaram vazar, a prefeita Fafá Rosado é tida por pessoas próximas à senadora como uma pessoa "traidora". Um dos motivos para isso seriam as conversas com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado (PR), que pleiteia uma vaga de vice na chapa situacionista. O diálogo ocorrido no Natal deveria ser mantido sob sigilo, mas acabou sendo divulgado pela mídia eletrônica e repercutido em setores da imprensa mossoroense. Um outro dado que serve para expor o sentimento de mágoa por parte da senadora são as demissões de pessoas ligadas a ela. Entre as quais, "Rosinha" que tem forte laços de amizade e serviços prestados ao ex-deputado Carlos Augusto Rosado, presidente municipal do Democratas e marido de Rosalba.
Além disso, existe uma ferida aberta desde o final das eleições de 2006. O acordo que trouxe Fafá Rosado para a base de Rosalba previa que ela teria o apoio da então prefeita de Mossoró e em troca trabalharia pela reeleição de Ruth Ciarlini (DEM) para a Assembléia Legislativa e a de Betinho Rosado para a Câmara dos Deputados. No entanto, ainda na pré-campanha o nome do marido de Fafá, o atual deputado estadual Leornardo Nogueira, passou a ser trabalhado. Ele acabou tendo uma votação expressiva em Mossoró graças à estrutura da prefeitura e a deputada Ruth Ciarlini acabou derrotada no pleito. Betinho Rosado também ficou em situação complicada e não conseguiu se reeleger. Ele teria confidenciado nos bastidores que se a prefeita tivesse trabalhado mais pela sua campanha, o resultado seria diferente. A prova disso é que Betinho se coloca à disposição para disputar a prefeitura de Mossoró e está entrando na Justiça para poder mudar de partido.
REAÇÃO
Depois que o ex-deputado Laíre Rosado divulgou no programa Observador Político a insatisfação de pessoas ligadas a Rosalba com a prefeita Fafá Rosado, o jornal ligado ao Democratas de Mossoró tratou de divulgar em sua manchete principal que serão realizadas pesquisas para definir a escolha do candidato a vice de Fafá Rosado. A atitude é uma tentativa de abafar a crise e mostrar que as duas estão em sintonia. Ao anunciar a realização das sondagens, o deputado Leonardo Nogueira tratou de informar que o casal Carlos Augusto/Rosalba Ciarlini sabe de todas as movimentações.
Candidatura à reeleição de Fafá depende de aval de Carlos Augusto Rosado
A prefeita Fafá Rosado é candidata natural à reeleição, mas depende do aval de Carlos Augusto Rosado para colocar seu nome na rua a partir de julho.
O ex-deputado detém 95% dos votos do Democratas mossoroense. São pessoas ligadas a ele e a senadora Rosalba Ciarlini que dificilmente iria contrariar uma orientação.
Além disso, os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) dificilmente se envolveriam nesse assunto. Mesmo com a prefeita Fafá Rosado tendo em suas mãos uma prefeitura forte como a de Mossoró, eles não iriam contrariar uma senadora que é até o momento a candidata mais forte para o governo do Estado em 2010.
Se Fafá continuar a buscar entendimentos com partidos da base aliada da governadora Wilma de Faria (PSB), Carlos Augusto poderá defender o nome de Betinho Rosado para a prefeitura em 2008. Com isso, ele resolveria um problema familiar que enfrenta com o irmão. O deputado federal estaria magoado pelo fato de a senadora Rosalba Ciarlini não ter cobrado mais empenho de Fafá nas eleições de 2006.
No entanto, fontes próximas a Carlos Augusto informam que o interesse dele no momento é indicar a cunhada Ruth Ciarlini para a vaga de vice de Fafá. Com isso, a vice-prefeita Cláudia Regina disputaria uma cadeira na Câmara Municipal com a possibilidade de ser a próxima presidente da Casa.

Nenhum comentário: