sábado, 22 de setembro de 2007

Noite da Cultura chega À 33ª ediçÃo sob o sincretismo da literatura mossoroense

A fusão de diferentes elementos da literatura e da arte mossoroenses iluminará a noite do dia 27 de setembro, na Loja Maçônica Jerônimo Rosado, a partir das 20h. A 33ª edição da Noite da Cultura vai homenagear o editor da Coleção Mossoroense, professor Vingt-un Rosado, durante a 18ª Sessão Magna Branca. Esta será a segunda Noite da Cultura marcada pela sua ausência.

Treze obras serão lançadas desde a última Noite da Cultura, em 25 de setembro de 2006. Para inovar no formato do evento, este ano os organizadores homenagearão ainda o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), que completa 50 anos. O destaque do evento será a exposição das obras de Raimundo Nonato editadas pela Coleção Mossoroense e o lançamento de "O Quarteirão da Fome", pela editora Sarau das Letras. Raimundo Nonato se estivesse vivo completaria 100 anos.

Pelos serviços prestados à Loja, receberão a Medalha Sebastião Vasconcelos dos Santos, Cláudia Pedrosa Pinto Leite e o maçom Antônio de Araújo Vale. A Medalha do Mérito Cultural Vingt-un Rosado, instituída no ano passado pela prefeitura de Mossoró, será entregue ao professor João Batista Cascudo Rodrigues. Durante o tradicional coquetel o público poderá usufruir de um bazar organizado pelas samaritanas em prol da Campanha Nacional Maçonaria Contra as Drogas.


O patrono da Loja MaçÔnica


Por ocasião dos 30 anos da Loja Maçônica, ocorrido no dia 27 de agosto, o escritor Geraldo Maia proferirá a palestra "O Patrono Jerônimo Rosado". Em 25 de novembro de 1930 morreu Jerônimo Rosado, aos 69 anos de idade, patriarca da família Rosado de Mossoró. Farmacêutico, político e fundador da indústria de gipsita no Brasil. Nascido em Pombal, na Paraíba, em 8 de dezembro de 1861, filho do português Jerônimo Ribeiro Rosado e da paraibana Vicência Maria da Conceição.


Órfão de pai aos 10 anos de idade, foi morar em Catolé do Rocha, também na Paraíba. Fez o curso de Humanidades na capital do Estado, ingressando em 1886 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se diplomou em Farmácia dois anos depois.Em 1889 volta para Catolé do Rocha, onde instalou sua farmácia. Em 1890 veio para Mossoró a convite do médico Francisco Pinheiro de Almeida Castro, estabelecendo-se com uma Farmácia e Drogaria na rua do Graf. E nos quarenta anos que se seguiram, pouco ou nada se fez em Mossoró que não tivesse a participação de "Seu Rosado". Jerônimo Rosado teve 21 filhos de dois casamentos.


A LojaA Loja Maçônica foi idealizada por Sebastião Vasconcelos dos Santos. A fundação ocorreu na Diretoria da Esam, no dia 27 de agosto de 1977. As primeiras reuniões, ainda informais, ocorreram nas dependências da Sociedade União de Artistas. No dia 7 de setembro de 1978, às 11h, com a presença dos fundadores, irmãos de outras Lojas, dos professores Vingt-un Rosado e esposa América Rosado, historiador Raimundo Soares de Brito, jornalista e Ir.: Lauro da Escóssia e dr. Adauto Pinheiro Assunção, juiz de Direito da Comarca de Mossoró, foi lançada a Pedra Fundamental para a construção do atual templo. A inauguração do novo templo ocorreu no dia 6 de setembro de 1979.

O criador da coleçÃo Mossoroense

arquivo: O Mossoroense
Vingt-un Rosado faleceu em 21 de dezembro de 2005, deixando um legado de obras que incluem mais de 4.418 títulos. O fundador da Coleção Mossoroense era apaixonado pelo que fazia a ponto de bancar publicações de outros escritores. A Coleção Mossoroense é considerada a maior compilação de títulos do país.

Nenhum comentário: