sábado, 29 de setembro de 2007

O PIONEIRISMO MOSSOROENSE E OS ENDIABRADOS QUE REINARAM NO RIO GRANDE

Mossoró diz que foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a fazer campanhas para liberação dos seus escravos. Conta-se oficialmente por aqui que o movimento preconizado desde 1848 por Casimiro José de Morais Sarmento, deputado geral pelo Rio Grande do Norte, atravessou décadas de percepção de que a sociedade não combinava com a escravatura. A cidade não tinha engenhos, cuidava do gado e para isso não precisava de muitos braços. Mas as mazelas trazidas pela seca, que atingia ricos e pobres, eram amenizadas com o comércio dos escravos. Nas décadas seguintes o ideal abolicionista tomou conta da cidade até a chegada do 30 de setembro de 1883, dia que foi oficializada a libertação. O dia 30 de setembro passou a ser a grande data cívica da cidade. A Lei nº 30, de 13 de setembro de 1913, declara feriado o dia 30 de setembro.

Outro feriado foi instituído ano passado, desta vez em nível estadual, e a história, neste caso, passa por motivos (anteriores à abolição dos escravos, numa época em que índios tinham a liberdade tolhida pela colonização) não apenas políticos e comerciais, mas também religiosos.
O dia 3 de outubro passou a ser feriado estadual para culto público e oficial dos protomártires de Uruaçu e Cunhaú, de acordo com a lei nº 8.913, de 6 de dezembro de 2006, sancionada pela governadora Wilma Maria de Faria, que declarou a data como Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

Os mártires hoje são cultuados como santos e como o país é dominado pelo catolicismo a data é celebrada para além do flagelo físico que foi o massacre dos fiéis em Cunhaú e Uruaçu. O simbolismo parece se restringir tanto ao culto religioso que em Mossoró o comércio não vai parar nesta quarta-feira.

Sem desmerecer a importância da fé e das religiões, nem julgar o domínio de uma ou de outra, fato é que no século XVII quase 2/3 do comércio da cana-de-açúcar estavam nas mãos dos holandeses, mas com a União Ibérica (fusão das coroas portuguesa e espanhola) e o domínio espanhol, inclusive nas colônias lusas, as hostilidades entre Espanha e Holanda se acentuaram e os comerciantes holandeses sentiram que seu domínio comercial estava ameaçado. Como resposta, tentaram conquistar as regiões produtoras de açúcar, no caso o Nordeste brasileiro.

Os holandeses tentaram invadir a Bahia, frustraram-se e depois conquistaram Pernambuco. Para manter o reinado na capitania vizinha, aventuraram-se pelo Rio Grande, aonde vieram explorar nossas terras para abastecer o império em pátria pernambucana. Aqui, liderados pelo alemão Jacó Rabbi, os holandeses encontraram os índios Janduís, os aliados perfeitos para o domínio, pelo menos religioso, do Rio Grande.

Reprimidos e explorados pelos portugueses, os índios viram na Holanda a oportunidade de se rebelar contra as regras e a catequese de Portugal. A Holanda protestante atiçou a fúria dos tapuias. Em 16 de julho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama (RN). A intolerância calvinista dos invasores não admitia a prática da religião católica.
Três meses depois aconteceu o martírio de mais 80 pessoas, em Uruaçu, hoje comunidade do município de São Gonçalo do Amarante. Entre elas estava o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". A morte de Mateus Moreira é o ponto mais expressivo de toda a narrativa de Uruaçu e constitui um dos mais belos testemunhos de fé na Eucaristia, confessada na hora do martírio.

No dia 5 de março de 2000 acontecia a beatificação dos mártires pelo papa João Paulo II. Os mártires de Cunhaú e Uruaçu, chamados de protomártires, foram os primeiros no Brasil a derramarem o próprio sangue pela fé.


Festa dos Mártires reunirá milhares de fiéis em Uruaçu
Caravanas de fiéis de todas as paróquias da arquidiocese de Natal se dirigirão para a comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, dia 3 de outubro, para participarem do encerramento da Festa dos Protomártires do Brasil. A programação teve início no último dia 23, com a motorromaria, de Parnamirim a Uruaçu. Desde o dia 24 até 2 de outubro, vem sendo celebrado o novenário, às 19 horas, no Monumento aos Mártires, em Uruaçu.

No dia 3, a programação terá início às 7h, com missa, na igreja matriz de São Gonçalo do Amarante. No mesmo horário, sairá uma romaria motorizada, organizada por um grupo de jeepeiros de Natal, da igreja de Santo Afonso, em Mirassol - Natal, passando por Cunhaú, em Canguaretama, chegando em Uruaçu, por volta das 13h. Na capela da comunidade de Uruaçu, haverá missa, às 8h, às 10h e às 12h. No Monumento aos Mártires, às 13h, terá início a Assembléia do Povo de Deus, com a participação de padres e fiéis de todas as paróquias da arquidiocese.

A programação da assembléia constará de encenação teatral, sob a responsabilidade da paróquia do beato Mateus Moreira, de Cidade Verde (Natal), contando a história dos mártires de Cunhaú e Uruaçu; e apresentação dos padres cantores Jailson Silva e Humberto Negreiros. Às 16h, haverá celebração eucarística, presidida pelo arcebispo dom Matias Patrício de Macêdo, e concelebrada pelos padres da arquidiocese de Natal. A celebração será transmitida em rede nacional, pela TV Século 21, além das rádios Rural de Natal, Mossoró e Caicó. Após a missa, haverá show, animado pelo Pe. João Carlos, salesiano, do Recife/PE.
NOTAS DA REDAÇÃO

TÔ NEM AÍ - A Festa da Liberdade promovida pela prefeitura de Mossoró não faz feio quando reparamos na estrutura e organização. Mas alguém precisa avisar à prefeita Fafá Rosado que não é elegante sentar-se à mesa principal da Praça de Eventos (à beira do palco) de costas para os artistas da própria terra que se apresentavam durante o I Festival Gastronômico da cidade.

EXPOFRUIT - Começa em Mossoró, na próxima quinta-feira (4), mais uma edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2007. O evento, realizado na Expocenter, instalado na Ufersa, irá reunir em um só local produtores, compradores, fornecedores de insumos e equipamentos e serviços ligados ao setor agrícola, distribuídos em uma área de 15 mil m² e 320 estandes.

SEMINÁRIO - O Seminário de Turismo (SEMATUR), realizado na Biblioteca Ney Pontes, contou com a presença de estudantes de outra cidade. Platéia pequena e com pouquíssimos representantes do Curso de Turismo de Mossoró. Será ressaca da Festa da Liberdade?

SEMINÁRIO II - Se já eram poucos os participantes, menos ainda restaram depois que a governadora Wilma de Faria deixou o local. Parece que a platéia estava a fim de tietar.

SEMINÁRIO III - Quem ficou pôde conferir o bate boca entre o presidente da Fundação José Augusto e um comunicador. O comunicador disse que Mossoró tinha cultura ufanista.

CIENTEC- O cartório da 3ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte vai disponibilizar diversos serviços da Justiça Eleitoral para o público da XIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – Cientec. A semana vai acontecer na Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 3 a 5 de outubro.

FESTA DA LIBERDADE - Capim Cubano o que é? forró, axé ou latino? O som na verdade não fez muita diferença. Tinha muita autoridade aproveitando a festa para biritar.

TV PÚBLICA - A jornalista Helena Chagas é a diretora de jornalismo da TV Pública. Após o anúncio de Tereza Cruvinel, a colunista do Jornal de Brasília deixou seu espaço no veículo e aceitou o novo desafio.

CONSELHO TUTELAR - Faltam apenas dois municípios no RN a implantar Conselho Tutelar: Ouro Branco e Vila Flor. E assim cumprir a meta prevista para todo o Rio Grande do Norte de completar o total dos 171 (sendo dois em Mossoró, quatro em Natal e um para cada cidade do Estado).

Nenhum comentário: