terça-feira, 8 de abril de 2008

Emparn prevê chuvas fortes entre os dias 10 e 15 deste mês

Williams Vicente
Fotos: Habner Weiner

bacia do centro do rio Mossoró

Dois fenômenos naturais podem explicar a ocorrência das chuvas intensas e são base para as previsões de que entre os dias 10 e 15 deste mês, as chuvas podem voltar a castigar a região.
O “La Niña” representa um fenômeno oceânico-atmosférico que se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, o que pode provocar mais chuvas por aqui. A outra explicação está no dipolo do oceano Atlântico. De acordo com dados do Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e prognóstico elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), com o monitoramento de vários parâmetros meteorológicos, principalmente das temperaturas da superfície do mar, observou-se que nas últimas semanas as águas do Oceano Atlântico Norte estão mais frias e na faixa mais próxima ao litoral do Estado há um aquecimento superior a 1,5º C. Esse choque continuará trazendo instabilidade tropical e poderá se transformar em mais chuvas este mês.


Paredões


O presidente da Emparn, Henrique Santana, diz que o Rio Grande do Norte deve ficar em estado de alerta máximo para meados desta semana. Segundo ele, o sol que apareceu ontem na região é passageiro. "92% do Estado é formado pelo semi-árido, o que significa irregularidade climática. Não podemos ter certeza absoluta do que vai acontecer, mas as chances de muita chuva são fortes", alerta.
l
Pantanal

De acordo com o monitoramento pluviométrico realizado pela Emparn, durante todo mês de março até o dia 5 de abril, as chuvas ocorridas superaram as previsões. Em boa parte dos municípios da região Oeste e Central, os valores passaram dos 500 mm. Henrique Santana, no entanto, explica, que dada à irregularidade climática do semi-árido, não é possível ter certeza da média. Na capital, as chuvas podem atingir 1000 mm e em Mossoró 700 mm, explica.
O que se sabe é que no mês de abril haverá muita chuva ainda e que se as previsões se confirmarem, este inverno vai ultrapassar os 1.500 mm médios de 1974, o maior já registrado pelo Rio Grande do Norte.
Ilha

Henrique Santana adianta que a Defesa Civil do Estado já tem conhecimento das previsões e está preparada para situações de emergência. Ele conta ainda que a Emparn está monitorando as tempestades na Paraíba. De lá, vem parte da água que inunda as bacias do Vale do Açu e do Apodi, responsável também pela cheia do rio Mossoró.
Rua Jerônimo Rosado, centro

Nenhum comentário: