quinta-feira, 24 de abril de 2008

Sonegação do IPTU chega a 70% dos mossoroenses


Mais de 39 mil pessoas deixam de pagar IPTU

Leilane Andrade


Até o dia 30 de março deste ano, apenas 17.953 pessoas haviam efetuado o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ou seja, dos 57 mil cadastrados na Secretaria de Tributação do município mais de 39 mil deixaram de pagar o imposto. Segundo o secretário Ubiracy de Assunção, a inadimplência até agora foi de 70%.
No ano passado, no mesmo período foi arrecadado 16.082 e até o final de 2007, mais cinco mil pessoas procuraram a secretaria e efetuaram o pagamento. "A inadimplência continua alta, mas está diminuindo a cada ano. Esperamos diminuir para 60% até dezembro", diz o secretário.
Apesar da baixa arrecadação, Ubiracy de Assunção afirma que foram atingidas as expectativas. "Estamos sempre dando mais incentivos para a pessoa pagar o imposto. No ano 2000, apenas quatro mil pessoas pagavam e comparando com hoje já tivemos considerável avanço".
Em valores, a arrecadação foi contabilizada em 3,5 milhões no ano passado. Ainda conforme informações do secretário, caso não houvesse o desconto de 50% para aqueles que optarem pelo pagamento à vista, a arrecadação em reais seria maior. "Cerca de 70% dessas pessoas que pagaram o imposto escolheram o desconto, o resto preferiu parcelar durante o ano".
A inadimplência para Ubiracy deve-se a problemas de anos anteriores. "Antes não havia muita cobrança e não exigia o pagamento, o que deixou muita gente devendo bastante. Hoje, quem tem grandes pendências, nós estamos cobrando judicialmente", explicou.
A Secretaria de Tributação pretende realizar futuramente um recadastramento dos imóveis da cidade. Os dados utilizados hoje estão defasados, pois o último levantamento feito no município foi em 1990. "Estamos estudando essa possibilidade. São quase 20 anos e muita gente reformou suas casas e outras adquiriram imóveis durante esse tempo".
APLICAÇÃO
Em Mossoró, de acordo com o secretário de Tributação, o IPTU é aplicado, dentre outras ações do governo, principalmente em obras, como construção de prédios, asfalto, calçamentos, além de ajudar no pagamento da folha dos servidores. "Há tempos estamos com uma arrecadação baixa, mas aos poucos estamos recuperando", salienta Ubiracy de Assunção.
O secretário aproveita para informar que as pessoas podem se dirigir à Tributação Municipal a qualquer dia do ano para efetuar o pagamento do IPTU referente a 2008 e anos anteriores.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que acontece com quem não paga IPTU há alguns anos?