sábado, 26 de abril de 2008

Geração de emprego com carteira assinada cresce no primeiro trimestre do ano

Geração de emprego formal bate recorde no Brasil e Mossoró segue a tendência. De janeiro a março deste ano foram criados 770 postos de trabalho. Mas com os prejuízos trazidos pelas enchentes, a expectativa é de que a partir de maio a estatítica aponte recuo número de pessoas empregas.

Por Priscilla Dutra


Conforme números do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil criou em março deste ano 206.556 empregos com carteira assinada. O número superou em 41% o recorde anterior ocorrido em março do ano passado. Já no município a variação de empregos (número de trabalhadores que estão aptos a trabalhar) foi de menos 5,30% em 2008 enquanto no ano passado foi de 6, 15%. Isso quer dizer que este ano foram gerados 770 empregos em relação ao ano passado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego brasileira recuou em março, para 8,6%, e em março de 2007, a taxa havia ficado em 10,1%. Na comparação com o mês anterior (8,7%), houve estabilidade no indicador.

O gerente regional do trabalho e emprego de Mossoró e região Gilton Araújo informa que de janeiro até março deste ano foram admitidos 4.952 trabalhadores e demitidos 6.995, ou seja foram fechados 2.043 postos de trabalho. Enquanto no mesmo período de 2007 foram empregadas 4.182 pessoas e demitidas 6.429, ou seja, uma diferença de 2.247 postos de trabalho a menos.

De acordo com Gilton Araújo apesar de os números serem positivos no momento a tendência é que em abril eles sejam revertidos. "Houve muitas demissões em abril por causa das chuvas. Nossa região é fortemente estruturada na economia de fruticultura irrigada, carcinicultura, sal, enfim, setores que são bastante afetados pelas chuvas. Ainda não contabilizamos as demissões de abril, mas certamente elas serão refletidas no nosso próximo balanço", disse.

As filas extensas estão se formando na Gerência Regional do Trabalho. O pedreiro Allison Max, 20, há quatro meses tinha conseguido seu primeiro com carteira assinada, porém a alegria não durou muito. "Fui demitido por causa desse período de chuvas. Assim como eu muitos colegas foram, agora vou batalhar por uma nova oportunidade", afirma.

Nenhum comentário: